3. Tamanhos

20/03/2013 | |
Os tamanhos são bem menos complicados que as cores, mas podem ser usados de muitas formas em relação a propriedade. O seletor, como já sabem, será aquele que você quer editar, mas em relação ao tamanho existem muitas variações a depender de qual for sua necessidade, pois se for a fonte será font-size e se for a largura será widht, além de ter muitos outros. Antes de começar com a propriedade, preciso informá-los do valor, já que será o que você quiser para tudo, vamos lá.

1. Tamanho em px

É o mais usado entre nós blogueiros. O tamanho em px (ou pixel) está presente quase sempre por aqui, até mesmo em tamanhos de bordas, letras, caixas e o que mais você imaginar. 

2. Tamanho em pt

É mais usado para letras, aqui no blogger usamos px para as fontes, mas os programas como Word e Photoshop, utilizam em PT. Nenhuma novidade, tenho certeza de que já viram várias vezes.

3. Tamanho em em

O em equivale a cerca de 12pt, sendo então 2em 24 pt e assim por diante. Encontramos raramente, mas saibam que se trocarem o tamanho por pt ou px, não vai alterar a funcionalidade do código.

4. Tamanho em %

O tamanho em porcentagem trabalha de acordo com o html seco. Se sua imagem mede 100px e você colocar o tamanho em 80%, logicamente ela irá diminuir e ficar com apenas 80px. Bem simples de usar, mas também não se vê muito por aí.


- Como usar cada um

Para usar é como sempre, mas a nossa propriedade muda de acordo com o que você quiser editar. Vou deixar uma tabelinha com os que mais irão usar para que compreendam, mas é bem simples e nada confuso.

Fontes: font-size
Bordas: border-size
Largura: width
Altura: height
Margem: margin:

Existem muitos e alguns deles eu vou precisar me aprofundar mais tarde para que compreendam. Agora darei o exemplo de uso com duas dessas propriedades para que percebam como vai ficar:

.menu {
font-color: #ffccff;
font-size: 8px;
}

Agora que você já conhece o color, tudo fica mais fácil e iremos acumulando tudo. Podemos usar pt, em e % no lugar de px, bastar ter noção de quanto cada um vale para encontrar a numeração equivalente ao que precisa. Muito fácil, não? Até a próxima lição!